> Nossas Experiências

Monday, December 04, 2006

Universidade de Caxias do Sul
Curso de Especialização em Informática na Educação
Internet: Aplicações Pedagógicas

Blog

Blog é uma ferramenta proporcionada pelo mundo virtual pela qual as pessoas podem postar os mais diversos tipos de informações, seja educacional, noticioso, pessoal, etc...
Com a globalização da informação e da comunicação, é imprescindível o uso deste recurso nas escolas. O blog é um novo caderno de atividades, de produção textual, pois através dele é possível estimular o aluno de várias maneiras, uma vez que este o constrói, e a criatividade é que determina o seu uso.
Como é o aluno que constrói, ele é o agente da aprendizagem, tornando-se, então a maneira mais atraente, interessante de complementar, subsidiar as aulas. Segundo Piaget, “cognição é uma questão de ações reais realizadas pelo sujeito, constituindo-se matéria-prima de toda adaptação intelectual e perceptiva”, ou seja, é fazendo, participando que se realmente aprende.
E ainda podemos acrescentar que o blog é a ferramenta da qual todos podem participar de alguma forma, seja pelo aspecto massivo, seja com a inteiração junto à comunidade. Porém, há um dilema: as escolas que não possuem internet, que ainda são muitas, e na maioria públicas, ficam à margem desse processo. Construir um blog só na rede interna, não fica tão atraente quanto publicada na Web. Os alunos não se entusiasmam . A realidade deles é tão precária que nem câmera fotográfica comum eles possuem. A construção de um fotolog também não os empolga tanto, talvez pela falta de contato constante com essa tecnologia.
E, por outro lado, as escolas particulares, que dispõem dos mais variados recursos tecnológicos atuais, como data show, internet..., não usufruem dos benefícios para qualificar a aprendizagem de seus alunos. Ao perguntar para minha filha, que estuda na Escola São José, ensino médio, se já haviam feito alguma vez um blog como trabalho de aula, obtive como resposta um espantoso “não”.
Talvez estejamos no começo do processo, e cabe a nós, educadores, pleitearmos esses recursos para nossa realidade local.
Ivanete I. Pavan

0 Comments:

Post a Comment

<< Home