> Nossas Experiências: FANFICS 2013/2014

Thursday, October 24, 2013

FANFICS 2013/2014

Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs". Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial do livro, filme ou história em quadrinhos a que faz referência. Ou seja, pega-se um filme/livro/música como base e vai escrevendo sobre ele e postando em espaços reservados para pessoas que gostam de fanfics...



Existem dois tipos de Fanfics: a não-interativa, e a interativa. A Fanfic não-interativa, é igual a um livro, é uma história que na maioria das vezes é romance. Encontramos muitas no Nyah

E as Fanfics Interativas, que são as melhores, é aquelas que você faz parte da história, você se torna personagem da história. Tem seu nome e isso faz com que você viva a história.  Existem muitos sites de Fanfics Interativas, como o: Fanfic Obssesion e o Fanfic Addiction.


Introdução às FANFICS na EJA, da Escola Basílio Tcacenco:

Veja os trabalhos!!

T4   http://fanficst4.blogspot.com.br/



T5 http://fanficst5.blogspot.com.br/





T6 http://fanficsejabasilio.blogspot.com.br/






CONCURSO RGE


III CONCURSO EDUCATIVO CARAVANA RGE – Educando para a eficiência




De acordo com o programa do Concurso, apresentamos as nossas radionovelas para concorrer à categoria séries finais, tema “o uso consciente para uma vida eficiente”. Os autores dos roteiros são Vanusa Pianoski e Itamar Buenavides de Oliveira, da turma T6 , e pela turma T5, Ivanor Schmaedecke e Dauane de Araújo da Silva, da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), da E.M.E.F Basílio Tcacenco, de Caxias do Sul. 

Os alunos participantes da dramatização e sonoplastia da T6 são: Ivanor Schmaedecke (João), Johnata Rodrigues da Silva (Pedro), Itamar Buenavides de Oliveira (sonoplasta) e Márcio Junior da Silva Viana (narrador). E da T5: Abmael Marroni da Silva
 (João), Arílson Pianoski (Pedro), Guilherme Pezzi Feijó (sonoplasta) e  Gabrielli de Avila Alves (narrador).





O professor coordenador do trabalho é Ivanete I. Pavan, da disciplina de Língua Portuguesa, na qual o trabalho predominou na sua execução.

A escolha do sub-tema “gato elétrico”, deu-se através da observância da fala de certos alunos sobre o fazer ou ter gatos elétricos, como forma de manter certos equipamentos, sem gerar custos altos de energia.

As etapas de desenvolvimento do trabalho se deram da seguinte forma e ordem:
*Durante as aulas de leitura, foram propiciados materiais sobre o assunto sustentabilidade, sustentabilidade na energia elétrica, choque elétrico e gato elétrico, para poderem responder a uma ficha de leitura;
* Num segundo momento, como forma de feedback, os alunos assistiram a vídeos sobre os mesmos temas, dando ênfase a situações reais acontecidas;
* Foram observados e comentado modelos de roteiros e dramatizações, a fim de servirem como orientação e inspiração;
* Partiu-se então para a elaboração de roteiros em pequenos grupos;
* Após, foi feita, de forma coletiva, a correção e a melhoria dos textos, assim como, a escolha de um para representar a turma;
* Do texto escolhido, selecionou-se e montou-se toda a parte da sonoplastia que melhor complementasse o roteiro;
* A próxima etapa foi a escolha dos elementos da dramatização (personagens, narrador e sonoplasta);
* A partir daí, iniciaram-se os ensaios (que contou, inclusive com o apoio de outros professores) até o trabalho ficar de boa qualidade);
* Finalizando com a gravação através de um tablet, audição para ajustes e edição, através do programa Audacity, e a cópia do arquivo final para remessa ao concurso.

Esperamos que nosso trabalho, de alguma forma, venha contribuir  junto à RGE, ou mesmo junto aos alunos, como forma de conscientização para o bom uso da energia elétrica.






0 Comments:

Post a Comment

<< Home